quinta-feira, 7 de maio de 2009

Projecto português na área da sustentabilidade recebe prémio europeu

O projecto Start-IPP, desenvolvido pelo INETI (actual LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia), ganhou o prémio europeu “Best LIFE Project”. O projecto, desenvolvido entre 2004 e 2007, identificou quais as barreiras e vantagens da implementação da Política Integrada do Produto (IPP) lançada pela União Europeia, aplicada a todos os produtos e serviços com o objectivo de melhorar, de uma forma eficiente, o seu perfil ambiental e obter, simultaneamente, a sua aceitação e preferência pelos consumidores e a redução dos impactes ambientais.
Este projecto português foi avaliado como um dos 22 melhores projectos financiados pela Comissão Europeia no âmbito do Programa LIFE Ambiente em 2008, num total de 90 projectos candidatos, e foi desenvolvido em pareceria com diversas entidades nacionais e estrangeiras como a EPTA; a Ecological Recycling Society (ERS), a RAM EUROPE, a AERLIS, a National Technical University of Athens (NTUA), a VALSAN, a DURIT, a MOLDIT e o Agência Nacional de Ambiente (APA). A entrega do prémio decorrerá na cerimónia “LIFE Best Environment projects 2008-2009” que decorrerá no próximo dia 24 de Junho, em Bruxelas.
O Start-IPP desenvolveu um conjunto de metodologias que permitiram identificar sinergias entre as diversas ferramentas da IPP (IPP Toolbox), seleccionar as mais viáveis e desenvolver um pacote de formação para acompanhar a aplicação nas empresas (IPP Information & Training Package). Durante os três anos do seu desenvolvimento foram realizados estudos nacionais, em Portugal e na Grécia, com o objectivo de identificar os produtos/serviços prioritários para a IPP. Em Portugal, os sectores da alimentação e bebidas, transportes, energia, habitação, equipamentos, floresta, têxteis e turismo foram considerados os mais importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário