terça-feira, 28 de abril de 2009

Caixa assume compromisso com as Nações Unidas

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de aderir ao Programa Ambiental das Nações Unidas para o Sector Financeiro (United Nations Environment Programme Finance Iniciative - UNEP FI). Este programa, que teve início em 1991, conta já com a participação de mais de 170 instituições financeiras de todo o mundo. Com esta adesão, a Caixa Geral de Depósitos torna-se, actualmente, no único banco português a pertencer a este programa.
A UNEP FI trabalha exclusivamente os temas da sustentabilidade com o sector financeiro. Tem como objectivo promover as boas práticas ao nível ambiental, social e de governance e ética, junto das várias instituições financeiras à escala mundial.
As Nações Unidas reconhecem que o sector financeiro é o veículo fundamental na promoção do Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a alocação de dinheiro implica também, indirectamente, uma alocação de recursos naturais e uma interacção no tecido social. Recordamos que o Desenvolvimento Sustentável visa o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovação e a estabilidade ecológica, com respeito pelo princípio da solidariedade entre gerações.
A Caixa tem já um conjunto de acções efectivas, quer no envolvimento com a comunidade, no aconselhamento que dá às PMES quer nos produtos financeiros que disponibiliza. Em 2008 lançou o primeiro Cartão de Crédito em Portugal que incentiva o consumo responsável e que é totalmente neutro em carbono. Disponibiliza também vários outros produtos financeiros com impactes positivos ao nível ambiental, tendo o compromisso de ser Carbono Zero em 2010.
Esta adesão evidencia uma preocupação evidente da Caixa para com o longo-prazo, estando convicta de que o futuro só pode assentar nos princípios do desenvolvimento sustentável.
A CGD prepara-se para apresentar o seu primeiro relatório de Sustentabilidade firmando-se, definitivamente, como um “player” europeu de referência na área do ambiente.
De acordo com o Eng. Faria de Oliveira, Presidente da CGD, ”Vivemos tempos de mudanças estruturantes onde os valores éticos, ambientais e sociais têm vindo a ganhar peso. É sinal que temos todas as condições para inovar e desenvolver uma sociedade melhor, onde o respeito pelo outro e pelo ambiente seja a base desse crescimento. É nesse caminho que a Caixa pretende trabalhar. A adesão à UNEP FI constitui um compromisso público e à escala mundial, para com o desenvolvimento sustentável”.


www.cgd.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário