quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Jumbo de Alfragide e de Almada recebem certificação ambiental


O grupo Auchan acaba de ver certificadas duas das suas lojas: o Jumbo de Alfragide e o Jumbo de Almada. A certificação ambiental, atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, vem reconhecer a adopção de um sistema de gestão ambiental que cumpre os requisitos da norma europeia ISO 14001.
As duas lojas registaram, em 2008, menos 3,3 milhões de sacos de plástico utilizados; uma redução do consumo de electricidade de 6 por cento, o que equivale a um mês de consumo em ambas as lojas; e 1651 toneladas de papel reciclado, o que evitou o abate de 36 mil árvores.
Também foram recicladas 181 toneladas de plástico, o que permite poupar 1,8 toneladas de petróleo na produção de novos produtos; 753 toneladas de restos de alimentos, a partir dos quais se produzirá um fertilizante orgânico natural para utilização na agricultura; e 2393 litros de óleos alimentares usados, a partir dos quais será produzido biodiesel. Ainda foram recolhidos, nestes espaços, 1 tonelada de pilhas, 1 tonelada de baterias, 1 tonelada de tinteiros e 27 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos.
O sistema de gestão ambiental corporativo foi implantado em todas as lojas Jumbo e Pão de Açúcar, com o objectivo de alargar o âmbito desta certificação todos os anos a mais lojas, até alcançar a sua totalidade.
Entre as medidas que visam melhorar os impactes ambientais do grupo estão as quatro mil horas de formação de ambiente dadas aos colaboradores de Almada e Alfragide e a criação de Eco-Caixas, onde se incentiva a reutilização de sacos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário