terça-feira, 4 de agosto de 2009

Football Dream Factory

O projecto - designado Football Dream Factory - é gerido pela empresa Dream Factory Network, tem como promotor o Taguspark e como principal parceiro tecnológico a PT.
O objectivo do projecto é permitir aos jovens futebolistas espalhados pelo Mundo, preferencialmente pela Europa, África, Japão, Brasil, Coreia do Sul, China, Índia e Estados Unidos, mostrar online, através de um vídeo, as suas capacidades, as quais serão avaliadas por profissionais, entre eles Luís Figo e o ex-seleccionador português
Luiz Felipe Scolari.
Este projecto permite ainda colocar os jovens futebolistas em contacto com os clubes que já se associaram à iniciativa, designadamente Inter de Milão, FC Barcelona, Grémio de Porto Alegre, Al-Hilal, Benfica, Sporting e FC Porto.
De acordo com os responsáveis, o projecto "prima pela inovação e criação de valor e igualdade de oportunidades para crianças e jovens de todo o Mundo, independentemente da sua geografia, etnia, sexo, religião ou extracto social".
Com o upload (colocação na Internet) do vídeo e respectiva visualização "totalmente gratuitos", o projecto "funciona como uma rede social, onde os jovens podem construir o perfil de jogador e disponibilizar as imagens a todos os utilizadores: clubes, profissionais, simpatizantes ou simples navegantes da Internet", esclareceu João Guerra.
"A comunidade está aberta a todos em www.footballdreamfactory.com e os 10 vídeos melhor classificados em cada dia serão avaliados nas 24 horas seguintes por um painel de profissionais coordenado por Scolari, criando o "pros ranking" do dia. No final de cada semana, os sete melhor pontuados (um por dia) serão avaliados por Luís Figo", esclareceu.
No final de cada ano proceder-se-á à eleição do melhor entre os 52 vídeos seleccionados (um por semana), numa cerimónia que será também ela transmitida online.
Os promotores da iniciativa esclareceram ainda que a inscrição e participação no projecto implica o registo com indicação de um endereço de e-mail válido, "através do qual será solicitada a autorização de um responsável legal".
Conscientes das "limitações no acesso à tecnologia em algumas regiões", os promotores têm prevista a "instalação gratuita de campos de futebol através do projecto FootballB-Live", espaços "altamente tecnológicos e de utilização totalmente gratuita, que permitem a recolha de vídeos e que estão dotados de terminais Internet para que os jovens possam gravar, editar e fazer upload das imagens na plataforma online".
Os mentores do projecto estimam receber 300 mil uploads de vídeos de jovens jogadores durante o primeiro ano, esperando atingir um valor de dois milhões ao fim de três anos.


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