segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mergulhadores recolhem quatro toneladas de resíduos na Baía de Cascais

Mais de 180 voluntários estiveram ontem na Praia dos Pescadores, na Baía de Cascais, numa operação de limpeza subaquática de resíduos no âmbito do Projectmar, iniciativa promovida pela escola de mergulho Divetek em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV). Ao todo foram retiradas do fundo do mar mais de quatro toneladas de resíduos.
Para auxiliar a operação esteve no local uma grua para a remoção de resíduos de maior porte, tendo a operação sido emitida em directo através de imagens captadas no fundo do mar num ecrã gigante disponível no local. Todos os resíduos removidos vão ser agora encaminhados para valorização através da Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade responsável pela gestão de resíduos de embalagens em Portugal e parceira no projecto.
«Entre os resíduos recolhidos com o apoio da grua presente no local contam-se embalagens de plástico, metal, vidro e madeira e, entre os de maior porte, carrinhos de supermercados, tubagens, material de pesca e pneus. Todos estes resíduos vão ser encaminhados para valorização através da SPV, que no local contou com o apoio da EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais», afirma Luís Veiga Martins director-geral da Sociedade Ponto Verde.
A acção de mergulho e remoção de resíduos promovida é a quarta que se realiza no âmbito do Projectmar, e a segunda de 2009. Desde a primeira operação de limpeza subaquática levada a cabo em finais de 2008 no Parque Marinho Luís Saldanha (junto a Sesimbra), foram já removidas mais de seis toneladas de resíduos.


Em Ambiente Online: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8082

Um comentário:

  1. Boa Tarde!

    Faço parte de um grupo de Área de Projecto de 12ºano da ESCCB de Vila Nova de Famalicão, e estamos a desenvolver uma acção de florestaão de um terreno no concelho, com a plantação de 1500 Árvores (carvalhos) num só dia.
    Queriamos pedir se poderia divulgar o endereço do nosso blog na sua página
    Desde já agradecemos

    *endereço: http://ambientesociedadeesccb.blogspot.com/

    ResponderExcluir