terça-feira, 23 de junho de 2009

Green Project Awards Roadshow

Levar às comunidades locais exemplos do que de melhor se faz em Portugal para promover o desenvolvimento sustentável é o principal objectivo do Green Project Awards Roadshow, que vai percorrer vários concelhos do País, entre os quais Matosinhos, Ferreira do Alentejo, Portimão, Almada, Castelo Branco e Cascais.
Ferreira do Alentejo é a próxima cidade a receber esta iniciativa, entre 25 e 30 de Junho.
Em cada cidade as pessoas terão a oportunidade de verem de perto, ao longo de seis dias, o que está a ser feito nas áreas da energia, mobilidade, água, biodiversidade, resíduos e responsabilidade social, nomeadamente através de workshops, conferências e exposições.
O Green Project Awards Roadshow é uma iniciativa do Grupo GCI e conta com o apoio do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, do Ministério da Economia e Inovação, da Quercus e a colaboração da Ecochoice.


Em Ambiente Online: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8144

Conversas Sustentáveis à 5ª

A Lipor organizará um debate no próximo dia 2 de Julho, integrado no ciclo Conversas Sustentáveis à 5ª. Este debate decorrerá na FNAC do NorteShopping, a partir das 21h30, e terá como tema "O Cidadão e os Resíduos - qual o papel de cada um de nós?".

segunda-feira, 22 de junho de 2009

EDP - Relatório de Sustentabilidade 2008


A EDP lançou o seu Relatório de Sustentabilidade 2008.

Para obter a publicação clique aqui:

domingo, 21 de junho de 2009

Iniciativa PET- Protege Enquanto Trata

«Esperamos que esta acção seja um sucesso e ajude a Purina ProPlan a contribuir para o combate ao abandono de animais e a promoção da sua adopção». A afirmação é de Erik Lassche, director-geral da SixandCo, agência de marketing digital e relacional que assina a comunicação do projecto «Iniciativa PET- Protege Enquanto Trata», uma acção para o cliente Purina Pro Plan que resulta da parceria entre esta empresa a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal e o Hotel Monte dos Vendavais.
Apadrinhada pelo actor Paulo Pires, a iniciativa materializa-se numa campanha multicanal que explica qual a melhor forma de alimentar, tratar e educar sete animais abandonados, durante dois meses. O meio internet está em destaque, nomeadamente através da criação do site www.iniciativapet.com, que permite visualização de imagens 3D.
Na televisão, a iniciativa "Protege Enquanto Trata" está presente através de especiais na TVI, mais exactamente no programa Você na TV. Também aderiu ao social networking através dos canais Facebook e Youtube.
Refira-se que esta campanha desenvolve-se em três fases, durante as quais serão recuperados e acarinhados quatro cães e três gatos abandonados. O público vai poder acompanhar a evolução e interagir com estes animais através dos diferentes canais em que acção é comunicada. No final, os interessados podem candidatar-se a adoptarem os animais.





Amb3e recolhe lâmpadas usadas

A Amb3E está a promover a recolha e reciclagem de lâmpadas usadas através de uma campanha feita pela Y&R que divulga os novos Pontos Electrão para lâmpadas. Estão colocados nos espaços comerciais geridos pela MultiMall Management Portugal bem como em alguns locais onde se podem comprar lâmpadas novas.
Filmado pela Ministério dos filmes e com realização de Miguel Coimbra, o spot televisivo mostra as dificuldades de um homem que tenta livrar-se de uma lâmpada fundida. Com este trabalho, que tem a assinatura criativa de Judite Mota e Pedro Ferreira, a Amb3E pretende incentivar o correcto encaminhamento de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, promovendo assim a reciclagem e a valorização dos mesmos.


Em Briefing: http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=1070652&div_id=3419

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Projecto Home chega a Portugal amanhã

A Fnac Portugal apresenta amanhã o filme Home, realizado por Yann Arthus-Bertrand e produzida por Luc Besson. Esta longa-metragem ecologista foi concebida para ser divulgada gratuitamente ou a preço de custo, no mundo inteiro, no próximo dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. O grupo Printemps Pinault Redoute (PPR), que detém a Fnac, financiou este projecto com 10 milhões de euros, para um investimento total de 12 milhões.O Home pretende sensibilizar a opinião pública para a necessidade de alterar hábitos de vida, a fim de evitar uma catástrofe ecológica global. O filme conta com imagens de 120 locais de 54 países e será apresentado em cerca de 100 países e 23 línguas. Entre as iniciativas para o lançamento do filme, estão a projecção ao ar livre do filme, em Lisboa, na Praça Luís de Camões, no dia 5 de Junho pelas 21h, seguida de um concerto com elementos dos Blasted Mechanism e dos Nação Vira Lata. A Zon Lusomundo terá ainda sessões com o preço simbólico de 1,5 euros e a RTP2 irá também apresentar o filme em horário nobre.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mergulhadores recolhem quatro toneladas de resíduos na Baía de Cascais

Mais de 180 voluntários estiveram ontem na Praia dos Pescadores, na Baía de Cascais, numa operação de limpeza subaquática de resíduos no âmbito do Projectmar, iniciativa promovida pela escola de mergulho Divetek em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV). Ao todo foram retiradas do fundo do mar mais de quatro toneladas de resíduos.
Para auxiliar a operação esteve no local uma grua para a remoção de resíduos de maior porte, tendo a operação sido emitida em directo através de imagens captadas no fundo do mar num ecrã gigante disponível no local. Todos os resíduos removidos vão ser agora encaminhados para valorização através da Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade responsável pela gestão de resíduos de embalagens em Portugal e parceira no projecto.
«Entre os resíduos recolhidos com o apoio da grua presente no local contam-se embalagens de plástico, metal, vidro e madeira e, entre os de maior porte, carrinhos de supermercados, tubagens, material de pesca e pneus. Todos estes resíduos vão ser encaminhados para valorização através da SPV, que no local contou com o apoio da EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais», afirma Luís Veiga Martins director-geral da Sociedade Ponto Verde.
A acção de mergulho e remoção de resíduos promovida é a quarta que se realiza no âmbito do Projectmar, e a segunda de 2009. Desde a primeira operação de limpeza subaquática levada a cabo em finais de 2008 no Parque Marinho Luís Saldanha (junto a Sesimbra), foram já removidas mais de seis toneladas de resíduos.


Em Ambiente Online: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8082

Millennium BCP 2008


O Millennium BCP lançou o seu relatório de Sustentabilidade 2008.

Para obter a publicação clique aqui: http://www.bcsdportugal.org/files/1855.pdf