terça-feira, 26 de maio de 2009

Casa Eficiente National Geographic Channel by EDP

O National Geographic Channel (NGC) está a desenvolver em Portugal o projecto "Casa Eficiente NGC by EDP", que visa sensibilizar para a alteração dos comportamentos em prol da preservação do ambiente. A iniciativa arranca a 29 de Maio, Dia da Energia. O projecto é desenvolvido pela NGC, em parceria com a EDP - Electricidade de Portugal (através do programa ECO) e com o apoio da ADENE - Agência para a Energia e do Pavilhão do Conhecimento.A ADENE participa neste projecto com o apoio técnico na área da certificação energética, enquanto entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior dos Edifícios (SCE), e como patrocinador.

Em Portal das Energias Renováveis: http://www.energiasrenovaveis.com

Belas Clube de Campo investe em energias renováveis

A Planbelas instalou 122 m2 de painéis solares térmicos da Self Energy, no Clube de Golfe, escritórios e Clube de Lazer do Belas Clube de Campo. Esta solução permite cobrir cerca de 60 por cento das necessidades energéticas de aquecimento de água, para piscina e sanitários.
Para além deste sistema de painéis solares, foram instalados pela mesma empresa 57 m2 de painéis fotovoltaicos no Clubhouse do campo de golfe e no edifício de escritórios da Planbelas, para microgeração. O investimento total foi de 200 mil euros.
Este programa ambiental e de eficiência energética será ainda alargado a todas as moradias e edifícios do empreendimento, reforçando a política de sensibilização permanente dos residentes do Belas Clube de Campo, para aumentar a utilização de energias renováveis nas habitações construídas e a construir no empreendimento.

A Planbelas instalou 122 m2 de painéis solares térmicos da Self Energy, no Clube de Golfe, escritórios e Clube de Lazer do Belas Clube de Campo. Esta solução permite cobrir cerca de 60 por cento das necessidades energéticas de aquecimento de água, para piscina e sanitários.
Para além deste sistema de painéis solares, foram instalados pela mesma empresa 57 m2 de painéis fotovoltaicos no Clubhouse do campo de golfe e no edifício de escritórios da Planbelas, para microgeração. O investimento total foi de 200 mil euros.
Este programa ambiental e de eficiência energética será ainda alargado a todas as moradias e edifícios do empreendimento, reforçando a política de sensibilização permanente dos residentes do Belas Clube de Campo, para aumentar a utilização de energias renováveis nas habitações construídas e a construir no empreendimento.

Neste programa integram-se também o BCC Expresso, um shuttle entre o Belas Clube de Campo e a estação de Metro do Senhor Roubado, assim como a distribuição a todas as casas do Ecohouse, um recipiente para recolha de óleos alimentares usados para posterior reciclagem e transformação em biodiesel.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Luso celebra parceria com a Associação Laço

A Sociedade da Água de Luso (SAL), através da Marca Luso, vai apoiar a Associação Laço na angariação de fundos para a construção de um novo Centro de Excelência para o Diagnóstico e Tratamento do Cancro da Mama no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Na compra de Água de Luso os consumidores vão estar a contribuir com um donativo para a Associação. De Maio a Julho todos os consumidores vão poder contribuir para esta causa ao adquirirem Água de Luso, que tem uma nova imagem, e está disponível nos canais de distribuição tradicionais nos formatos 33cl, 50cl e 5 litros. Com o mote "Beber pela Vida", esta parceria insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da Água de Luso, e pretende apoiar a Associação Laço na luta contra o Cancro da Mama alertando os consumidores para a importância da sua prevenção. Um dos conselhos desta associação é alertar para a importância do consumo de água, num estilo de vida mais saudável.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

BES adere ao programa ambiental das Nações Unidas


O Banco Espírito Santo (BES) é o primeiro banco privado português a aderir ao Programa Ambiental das Nações Unidas para o Sector Financeiro (UNEP FI). Este programa resulta de uma parceria entre a ONU e o sector financeiro contando já com mais de 170 instituições financeiras internacionais. A UNEP-FI tem como missão a identificação, divulgação e incentivo da adopção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade a todos os níveis de operação das instituições financeiras.


De acordo com o banco, a adesão do BES a este programa, «para além de comprovar a concordância da visão entre as duas entidades no que diz respeito à importância do papel do sector financeiro para o desenvolvimento sustentável, vem reforçar significativamente a visibilidade internacional da estratégia de sustentabilidade do Banco».


Quais as marcas amigas do ambiente?

O estudo Marcas de Confiança 2009 avaliou este ano pela primeira vez “A confiança e o Meio Ambiente” premiando, em 10 categorias, as marcas que têm a melhor actuação em questões ambientais. As marcas foram primeiro eleitas por uma amostra de mais de mil assinantes do universo da revista Selecções do Reader’s Digest. TAP (88%), Toyota (18%) Caixa Geral de Depósitos (35%), Galp (57%), Continente (36%), Skip (52%), Duracel (61%), Sonasol (34%), Miele (14%) e McDonald’s (78%), são as 10 marcas premiadas nas suas respectivas categorias.

Em Meios e Publicidade: http://www.meiosepublicidade.pt/2009/05/21/quais-as-marcas-amigas-do-ambiente/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sonae Sierra 2008


A Sonae Sierra lançou o Relatório de Responsabilidade Corporativa 2008.
Para obter a versão resumida, clique aqui:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vulcano planta uma árvore por cada sensor vendido

A Vulcano, empresa de soluções de água quente e energias renováveis, está a desenvolver uma campanha sob o mote “um sensor, uma árvore” junto dos seus clientes. Na prática, esta acção resulta na plantação de uma árvore por cada um dos novos esquentadores Sensor vendidos, contribuindo de forma simbólica para um mundo mais verde.
Nesta iniciativa, em particular, a Vulcano desafia os seus clientes a colaborarem consigo na consolidação da defesa de boas práticas ambientais que tem levado a cabo. Para participar na campanha de reflorestação da Vulcano o cliente tem de possuir um esquentador Sensor Ventilado, Sensor Green ou Sensor Estanque e preencher um formulário disponível no site da Vulcano – www.vulcano.pt – com os seus dados. A ideia da acção “um sensor, uma árvore” é, assim, dar vida a uma nova árvore sempre que um Sensor é adquirido.
A plantação da árvore é assegurada pela Vulcano que não só intercede junto das autoridades competentes para garantir a plantação, mas também se responsabiliza pela manutenção da árvore. Como forma de agradecer e registar o contributo ecológico dado pelos clientes é-lhes, depois de plantada a árvore, enviado um certificado, no qual a Vulcano valoriza e agradece a parceria e ajuda de cada um na sua causa pela defesa de um ambiente mais limpo.

Delta Q entrega 550 máquinas de café

No âmbito da Missão Reciclar (www.missaoreciclar.org) que arrancou ontem no espaço Delta Q, em Lisboa, e que decorrerá em 22 municípios do país, numa iniciativa conjunta Amb3E e Delta Q, a marca de café vai oferecer 550 máquinas novas na troca de máquinas de café eléctricas em fim de vida. Ao longo de dois meses, o camião Missão Reciclar vai percorrer as estradas nacionais, começando amanhã em Setúbal. Em cada uma das 22 localidades por onde vai passar a Delta Q irá oferecer 25 máquinas de café às primeiras 25 pessoas a depositarem a sua máquina de café eléctrica usada ou avariada, desde que intacta, no Ponto Electrão do camião Missão Reciclar, em sistema de troca directa. Os restantes consumidores que pretenderem livrar-se da sua velha máquina de café eléctrica e não conseguirem estar entre os primeiros 25 poderão fazê-lo recebendo em troca um vale de desconto de 50 euros para a aquisição de uma nova máquina, até ao dia 5 de Julho.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Projecto português na área da sustentabilidade recebe prémio europeu

O projecto Start-IPP, desenvolvido pelo INETI (actual LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia), ganhou o prémio europeu “Best LIFE Project”. O projecto, desenvolvido entre 2004 e 2007, identificou quais as barreiras e vantagens da implementação da Política Integrada do Produto (IPP) lançada pela União Europeia, aplicada a todos os produtos e serviços com o objectivo de melhorar, de uma forma eficiente, o seu perfil ambiental e obter, simultaneamente, a sua aceitação e preferência pelos consumidores e a redução dos impactes ambientais.
Este projecto português foi avaliado como um dos 22 melhores projectos financiados pela Comissão Europeia no âmbito do Programa LIFE Ambiente em 2008, num total de 90 projectos candidatos, e foi desenvolvido em pareceria com diversas entidades nacionais e estrangeiras como a EPTA; a Ecological Recycling Society (ERS), a RAM EUROPE, a AERLIS, a National Technical University of Athens (NTUA), a VALSAN, a DURIT, a MOLDIT e o Agência Nacional de Ambiente (APA). A entrega do prémio decorrerá na cerimónia “LIFE Best Environment projects 2008-2009” que decorrerá no próximo dia 24 de Junho, em Bruxelas.
O Start-IPP desenvolveu um conjunto de metodologias que permitiram identificar sinergias entre as diversas ferramentas da IPP (IPP Toolbox), seleccionar as mais viáveis e desenvolver um pacote de formação para acompanhar a aplicação nas empresas (IPP Information & Training Package). Durante os três anos do seu desenvolvimento foram realizados estudos nacionais, em Portugal e na Grécia, com o objectivo de identificar os produtos/serviços prioritários para a IPP. Em Portugal, os sectores da alimentação e bebidas, transportes, energia, habitação, equipamentos, floresta, têxteis e turismo foram considerados os mais importantes.

Worten lança nova campanha de promoção da reciclagem de REEE

No seguimento da campanha "E de valor", que conseguiu 2090 toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos velhos entregues, a Worten lança agora a acção "Equipa Worten Equipa" com o slogan "A Equipa Worten ajuda a Equipar quem precisa e melhora o ambiente", seguindo a sua politica de envolvimento e ajuda as comunidades onde se insere.
O objectivo é ajudar instituições locais, através da entrega para reciclagem, no serviço de pós-venda das lojas Worten, dos velhos equipamentos eléctricos e electrónicos. A instituição que receberá os equipamentos é escolhida regionalmente, mediante a escolha de cada cliente. A mais votada é a eleita. Para levar a cabo a acção, a Worten conta com a colaboração do Banco de Bens Doados e da ERP Portugal.
Ainda por cada tonelada entregue pelos clientes, a Worten oferece 50 euros em equipamentos novos para algumas instituições locais, tais como centros de acolhimento de sem-abrigo, centros de acolhimento de crianças e jovens em risco, instituições de apoio a crianças (creche, jardim infantil e ATL), centros de apoio domiciliário ou lares de terceira idade. Caso os clientes não possuam equipamentos para entregar, poderão adquirir um íman Equipa Worten Equipa, cuja totalidade do valor reverte para esta acção.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ciclo de Workshops da REDE NACIONAL de RESPONSABILIDADE SOCIAL

A REDE NACIONAL de RESPONSABILIDADE SOCIAL irá promover um Ciclo de Workshops intitulado “Responsabilidade Social das Organizações: Novas atitudes, novos modelos de gestão”.

Pretende-se com este ciclo apresentar uma visão prática das vantagens da Responsabilidade Social das organizações:
• Promover a reflexão conjunta entre todas as organizações participantes e oradores, muito focada nos desafios em tempos de crise e na importância do diálogo e trabalho com todos os stakeholders, incluindo novos modelos de desenvolvimento económico e regional.
• Apresentar produtos de suporte à implementação da Responsabilidade Social nas organizações através de laboratórios práticos e participativos de produtos de RS.


As datas previstas são: 12 de Maio em Braga; 15 de Maio em Leiria; 20 de Maio nos Açores; 2 de Junho na Guarda; 4 de Junho em Santarém; 16 de Junho na Madeira; 23 de Junho em Faro.

Maiores informações: http://www.institutovirtual.pt/seminarios/rede_RSOpt/default.asp

terça-feira, 5 de maio de 2009

DST investe 300 mil euros/ano em mecenato

A empresa de construção civil de Braga DST acredita que a cultura é um bom investimento, incentivando os seus colaboradores a lerem mais, e a irem ao teatro; aplicando assim, anualmente 300 mil euros em acções de mecenato.
A empresa é um dos principais patrocinadores da Feira do Livro de Braga, em curso no Parque de Exposições, a qual serve de palco à entrega do prémio anual de Literatura por ela criado. No entanto, os seus apoios estendem-se a muitas outras actividades culturais, nomeadamente o patrocínio da Companhia de Teatro de Braga há mais de 20 anos.
A DST tem, em particular, politicas especificas de apoio ao livro e à escultura: oferecem um livro a todos os colaboradores, no seu aniversário. O livro é o mesmo tanto para um quadro superior ou para um trabalhador semi-qualificado.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Prémio BES Biodiversidade - Vencedores

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje os vencedores da segunda edição do Prémio BES Biodiversidade. O prémio, no valor total de 75 mil euros, foi entregue pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, a duas empresas com projectos inovadores bastante distintos: a Fladgate Partnership Vinhos e o Parque de Natureza de Noudar.

A empresa The Fladgate Partnership Vinhos, produtora de vinho, foi premiada por um novo modelo de vinha que pretende contribuir para uma vitivinicultura sustentável na região do Douro. Este recorre às ervas, plantas e restante ecossistema natural para combater a erosão dos solos, pragas e, ao mesmo tempo, melhorar a plantação de vinha.

Já o Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, propriedade da EDIA e integrado na Rede Natura 2000, foi distinguido pela sua aposta na conservação, gestão e monitorização da biodiversidade para o desenvolvimento. O espaço é um projecto de compensação ambiental que demonstra como em grande parte dos territórios da Rede Natura 2000 a gestão da biodiversidade pode ser integrada sinergicamente com a gestão agro-florestal e turística.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas aos projectos Produção Sustentável de Alimentos, da Sociedade Agrícola Freixo do Meio; Biomares, da Secil, e PharmaBUG, da Bioalvo.

Em http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7972.